transforme objetivos em resultados de sucesso.

O Ponto de Partida é um programa oferecido em duas versões, online e/ou presencial, para melhoria da saúde, bem-estar e qualidade de vida e o aprimoramento do comportamento humano a partir do autoconhecimento e da auto liderança. O curso trabalha com foco na mudança de comportamento e na construção de atitudes assertivas e hábitos saudáveis e positivos na gestão de propósitos. Baseado nos estudos da neurociência, economia comportamental, psicologia positiva e da saúde, o curso tem curta duração e a metodologia aplicada possibilita trabalhar na pratica com uma variedade de objetivos e propósitos.

“Como transformar intenções em comportamentos positivos, sólidos e duradouros e imprimir um estilo de vida mais equilibrado para alcançar novos patamares de performance na vida pessoal e profissional?”

informações do curso.

Objetivos

- Fortalecer suas potencialidades, clarear propósitos e promover mudanças positivas na sua vida.

- Ampliar o autoconhecimento associado à prática de vida integral e aos cinco pilares da psicologia positiva (PERMAV) no desenvolvimento pessoal e profissional.

- Expandir a consciência e a percepção de si, do outro e do mundo para compreender os modelos, crenças e padrões mentais mais atuantes para atuar de forma positiva.

- Disponibilizar ferramentas e métodos práticos para promover mudanças de comportamento e dos hábitos de vida.

Para quem se destina

Pessoas na faixa etária entre 25 e 70 anos que buscam por autoconhecimento, saúde, bem-estar e felicidade, fortalecer a autoestima e autoconfiança, na descoberta do seu propósito, na busca de novas oportunidades na carreira profissional e no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Diferenciais do curso

- Com mais de 21 anos de experiência na aplicação deste programa nos cursos de graduação, pós graduação e in company em Curitiba, Santa Catarina e São Paulo.

- Metodologia pioneira, baseada e adaptada de uma plataforma desenvolvida por acadêmicos da Universidade de Yale.

- Abordagem sistêmica e interativa, que possibilita trabalhar com uma variedade de objetivos e leva em consideração as tendências de autossabotagem do comportamento humano evitando procrastinação.

- Utilização de ferramentas de lifecoaching ao longo do programa.

- O trabalho é pratico focado nas atividades diárias do participante utilizando ferramentas e metodologias simples já conhecidas e utilizadas nas organizações como: gestão a vista, PDCA, gestão do tempo além de tecnologias interativas que estão nos smartphones.

- O trabalho é focado na aprendizagem colaborativa entre os participantes.

Programação:

1. Entrevista individual para apresentação do programa e alinhamentos das expectativas. Conhecendo a proposta.

2. Inscrição e pagamento do Curso.

3. Questionário de Integração e Inventario de Vida, entregue antes do início do curso com devolutiva do coach. Atividade Pré Curso. Vídeos abertos na plataforma dos principais temas que serão abordados no curso. Homework preparatório.

4. Dois encontros online semanais de duas horas durante 5 semanas, com todos os participantes do curso.

5. Cada participante terá uma carga de duas sessões de coaching individual de acompanhamento.

6. Ponto de Partida - Construção de um PDI Plano de Desenvolvimento Individual e apresentação em 30 dias dos resultados em um super aulão de duas horas.

Conteúdo Programático

Integração e ambientes colaborativos de aprendizagem;
(além do ensino híbrido e inserção de novas tecnologias no programa, no espaço colaborativo proposto pelo PP, o professor/consultor deixa de ser o detentor do conhecimento e passa a ser facilitador/tutor dos participantes, apontando caminhos que auxiliem na formação dos estudantes e facilitem o processo de aprendizagem) “a qualidade da performance tem a ver com a qualidade da aprendizagem”

Ferramentas essenciais para relacionamentos verdadeiros e produtivos;
(para construir ambientes colaborativos, confiáveis e respeitosos de aprendizagem e experimentação é necessário estabelecer formas e caminhos que levaram em tão pouco tempo o grupo estabelecer uma relação profícua de autoconhecimento e aprendizagem individual e em grupo)

Auto e Hetero Percepção - compreendendo a si e ao outro
(conceitos e fatores que interferme na construção dos espaços interpessoais e no desenvolvimento da inteligência relacional). “Como conviver com os outros, em casa e no trabalho, sem entender o comportamento de cada um, sem captar as influências recíprocas e até discriminar certos aspectos do seu comportamento?”

Florescimento e a Psicologia Positiva – praticando o que nos faz bem PERMAV
(emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, sentido/propósito, vitalidade/saúde integral)

Práticas atencionais que promovem crescimento pessoal, saúde e bem-estar psicológico
(diário de bordo, matriz de performance; fortalecendo a intenção (lembrar do motivo para estar fazendo e promovendo momentos de pausa para buscar um ambiente de tranquilidade, observação e aprendizado, trabalhando com o foco, qualidade e intensidade)

Comunicação Ativa
(praticando o saber ouvir e comunicando-se de forma assertiva na construção de relacionamentos positivos, saudáveis e produtivos)

Propósito, motivação e sentido de vida
(propósito é intensão ou objetivo. Não é uma coisa que se encontra, mas se constrói, variam ao longo dos anos e podemos ter vários ao longo da vida. Ele motiva para as ações diárias e promove sentido e significado as coisas que fazemos na vida)

Visão de futuro e valores
(fornecem orientações para as decisões diárias e funcionam como bússolas que nos guiam nas escolhas)

Modelos mentais e lócus de controle/autorresponsabilidade
(São ideias profundamente arraigadas, generalizações ou mesmo imagens que influenciam nosso modo de encarar o mundo e nossas atitudes. Os modelos fixos e de crescimento determinam a forma em que você age e/ou reage diante da vida, dos acontecimentos, das pessoas. Autorresponsabilidade é a capacidade de modificar o destino através de suas forças de caráter, capacidades, esforços e escolhas)

Mudança de comportamento e seus processos
(como lidar com as resistências, armadilhas e utilizar facilitadores para evitar a procrastinação)

Saúde, bem-estar e longevidade saudável e ativa (Lifelong Learning)
É possível ser saudável no séc. XXI? Como ter qualidade de vida e equilibrar vida pessoal e profissional, com este modelo de sociedade que facilmente pode “conspirar contra a nossa saúde integral (física, mental, emocional e espiritual). Como se preparar para uma longevidade ativa, responsável, autônoma e saudável?

Ponto de Partida – projeto aplicado de desenvolvimento pessoal PDI – uma experiência prática de autorrealização em 30 dias.

Benefícios

- Clarificar os propósitos/objetivos da vida (pessoal e profissional)

- Reconhecimento das forças impulsoras e limitantes

- Ampliação do autoconhecimento melhorando a saúde, bem-estar e a felicidade.

- Alcançar mais autonomia a partir da autorresponsabilização e empoderamento para tomar decisões positivas e assertivas.

- Empreender na prática um projeto pessoal utilizando ferramentas de gestão e dos exercícios e técnicas trabalhadas em sala.

- Melhora na qualidade dos relacionamentos interpessoais.

- Foco e atenção nas práticas de pausas para diminuir a agitação e ansiedade, aumentar a consciência e poder observar comportamentos de auto sabotagem.

- Alinhamento de valores com as atitudes no dia a dia.

- Maior comprometimento com o bem estar, saúde e qualidade de vida.

Instrutor

MSc. Marcelo Karam Guerra


- Mestrado em Engenharia de Produção – UFSC

- Especialização em Treinamento Desportivo – UNOPAR

- Especialização em Marketing – FAE Business School

- Formação em Psicologia Positiva e Ciência do Bem-Estar – PUC RS (in curso)

- Graduação em Administração de Empresas – FESP

- Graduação em Educação Física - UFPR

- Formação em Psicologia do Esporte - APPEE

- Formação em Coordenação de Dinâmica dos Grupos – SBDG

- Formação em Análise Transacional 101 e 202 Organizacional - UNAT

- Curso de Extensão em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida - American University – Washington/EUA

- Formação em Coaching & Mentoring pelo Institutho dy Crescere Personas em parceria com Tactical e ILM – Institute of Leadership and Management da Inglaterra

- Professor de Pós Graduação na FAE Business School em Curitiba e na Sustentare Escola de Negócios em Joinville

- Há mais de 48 anos atua no esporte como atleta e preparador de equipes nacionais. Nos últimos 20 anos tem atuado com Programas de LifeCoaching e Coaching Esportivo/Mental, Programas de Desenvolvimento e Fortalecimento de Equipes e Liderança e com Palestras Motivacionais.

- Palestrante e Conferencista em todo o Brasil falando para mais de 380 mil pessoas em Congressos, Seminários e Convenções.

Gostaria de saber mais detalhes?

clique aqui